125 g de burrata fresca
4 figos frescos, cortados em quartos
2 colheres de sopa de pinhões
2 fatias fininhas de presunto
350 ml de vinagre balsâmico
6 fatias de bolo do caco
2 colheres de sopa de azeite
Flor de sal
Pimenta preta moída no momento
Passo 01
balsâmico em lume brando, mexendo de vez em quando. Quando este estiver reduzido a cerca de ⅔, retire-o do lume e guarde de parte enquanto prepara o resto.
Passo 02
Ligue o forno nos 190º C. Forre um tabuleiro com uma folha de papel vegetal e espalhe os pinhões e as fatias de presunto por cima, sem sobrepor. Leve ao forno durante 5 a 10 minutos, até os pinhões ficarem tostados e o presunto crocante.
Passo 03
Coloque o presunto em cima de folhas de papel de cozinha, para absorver a gordura, e deixe arrefecer. Quando o presunto estiver frio e crocante, parta-o em pedaços pequeninos e misture-o com os pinhões.
Passo 04
Enquanto o presunto arrefece, pincele as fatias de bolo do caco com o azeite e tempere com flor de sal e pimenta preta moída no momento. Leve ao forno e deixe tostar durante 8 a 10 minutos, virando-as ao contrário a meio do tempo.
Passo 05
Retire a burrata fresca da embalagem, escorrendo bem a água que vem lá dentro.
Passo 06
Coloque a burrata num prato, corte-a ao meio e espalhe os pedaços de figo. Tempere tudo com a redução de balsâmico e flor de sal e termine com os pinhões tostados e o presunto crocante. Sirva com as tostas de bolo do caco a acompanhar.