2 beringelas
600 g de carne picada
1 sachê de molho de tomate
1 dl vinho branco
3 dentes de alho
120 g mozzarella ralada
1 colher de sopa de azeite
Sal e pimenta q.b.
Óleo q.b.
Salsa picada
Passo 01
Cortar as beringelas ao meio, no sentido longitudinal, e fazer uns cortes na polpa. Demolhar as duas partes em água fria, temperada com sal, durante 30 minutos.
Passo 02
Descascar e picar os alhos. Numa frigideira, alourá-los em azeite.
Passo 03
Acrescentar a carne, mexer até ficar bem solta e deixar cozinhar até que todo o líquido evapore. Retirar do lume e escorrer a gordura, com a ajuda de um coador.
Passo 04
Levar ao lume um tacho com o molho de tomate. Adicionar o vinho branco e deixar ferver, acrescentar a carne, misturar e deixar cozinhar até ficar quase sem líquido, retirar as beringelas da água, escorrer e secar bem.
Passo 05
Levar ao lume uma frigideira com óleo. Colocar as beringelas com a polpa virada para baixo e deixar fritar até ficarem douradinhas. Retirar e deixar arrefecer um pouco.
Passo 06
Com a ajuda de uma colher, remover a polpa às beringelas, de modo a deixá-las inteiras. Picar a polpa e juntar à carne, misturando tudo muito bem em lume brando. Verificar o sal, temperar com uma pitada de pimenta.
Passo 07
Colocar as beringelas num tabuleiro, preencher com o preparado de carne e polvilhar com a mozzarella ralada.
Passo 08
Levar ao forno, previamente aquecido a 190 graus, até ficarem douradinhas, retirar e servir quente, polvilhadas com salsa picada.