2 kg de mexilhões frescos
2 cebolas
4 dentes de alho
0,5 dl de azeite
1 colher de sopa de margarina Vaqueiro
600 g de tomate maduro
0,5 dl de vinho branco
2 colheres de sopa de uísque
manjericão fresco
sal
pimenta
300 g de esparguete furado
óleo
Passo 01
Raspe muito bem as conchas dos mexilhões e retire-lhes as barbas. Lave muito bem e abra-os em seguida numa frigideira larga sobre lume forte.
Passo 02
Vá retirando os mexilhões da frigideira à medida que forem abrindo. Retire os mexilhões das conchas, reservando alguns com concha para decoração, e coe o líquido que largaram.
Passo 03
Descasque e corte em rodelas finas as cebolas e os dentes de alho e leve a refogar com o azeite e a margarina Vaqueiro, até a cebola estar cozida.
Passo 04
Pele o tomate, corte-o em bocadinhos e junte-o ao refogado. Tape o tacho e deixe cozer sobre lume brando até o tomate ficar mole.
Passo 05
Regue com o vinho branco e com o uísque e junte um raminho de manjericão. Tempere com sal e pimenta e junte o líquido que os mexilhões largaram, previamente coado. Deixe cozinhar, tapado, sobre lume brando durante cerca de 20 minutos.
Passo 06
Quando o molho estiver quase pronto, coza o esparguete furado em água a ferver temperada com sal e um fio de óleo. Escorra a massa e coloque-a no prato de serviço.
Passo 07
Junte os mexilhões ao molho de tomate, misture bem e deite sobre a massa. Sirva enfeitado com os mexilhões reservados e folhinhas frescas de manjericão.
Passo 08
Coloque o tomate num recipiente e regue com água a ferver. Depois de escaldado, verá como a pele se começa logo a soltar. Retire-o da água e surpreenda-se com a facilidade com que retira a pele.